top of page
Âncora 1

VMC 

O que é VMC?

Os sistemas de Ventilação Mecânica Controlada promovem a circulação de ar numa habitação (moradia ou apartamento) e em escritórios, resolvendo problemas de humidades, condensação e bolores que afetam a saúde e o conforto de uma pessoa, e a durabilidade da habitação.

Porque devemos instalar?

As casas hoje em dia, são cada vez mais isoladas, tanto de dentro para fora, como de fora para dentro. Colocam-se janelas de abrir com vidros duplos ou triplos, com borracha tripla, as paredes também são muito mais isoladas, quer entre a parede interior e a exterior, ou com o tão conhecido e vantajoso sistema “Capoto”. Está provado que estes sistemas de isolamento melhoram o isolamento térmico e acústico, mas por outro lado impedem a circulação de ar na habitação, e por sua vez, de renovar o ar que nela respiramos. Para além disso, a falta de circulação do ar pode causar o aparecimento de condensação, humidades, o fungos e bolor na habitação. Com a instalação de uma VMC, estes problemas serão resolvidos através da movimentação do ar na habitação.

O isolamento térmico e acústico, impede a circulação de ar numa habitação provocando o aparecimento de condensação, bolores, fungos e humidades.

FONTES DE HUMIDADE QUE NOS RODEIAM

Quais os benefícios de uma VMC?

PARA SUA

SAÚDE

Reduz náuseas, tosse, doenças respiratórias e asma;

Reduz a concentração de CO2 nos quartos;

Proporciona qualidade no ar que respira.

VMC Fluxo Duplo recupera até 20% da energia desperdiçada por uma VMC Fluxo Simples;

Reduz o custo da manutenção da habitação e dos equipamentos.

PARA ECONOMIZAR

ENERGIA

Melhor distribuição do ar na habitação;

Com VMC Fluxo Duplo o ar que entra é filtrado;

Sistemas silenciosos e de fácil instalação.

PARA O SEU

CONFORTO

Evita condensações e concentração de poluentes;

Previne o aparecimento de humidades, bolores,

odores, entre outras consequências;

Contribui para a durabilidade da habitação; 

A instalação de uma VMC é relativamente simples; 

Diminuição dos custos de manutenção.

PARA A SUA

HABITAÇÃO

Quais os tipos de VMC?

VMC FLUXO SIMPLES

Consistem, apenas, em retirar o ar viciado ou húmido da habitação, através de grelhas colocadas nas casas de banho e na cozinha. Existem sistemas, com função higro-regulável, que medem constantemente a humidade sentida no ar, de modo a aumentar a velocidade de sucção se necessário, e existem sistemas com a função higro-regulável implementada nas grelhas de cada divisão da habitação.

Esquema de uma VMC de Fluxo Simples

VMC FLUXO DUPLO

As VMC de Fluxo Duplo filtram, fornecem, fazem permutação térmica e retiram o ar viciado, isto é, permitem cruzar o ar extraído com o ar novo que entra, permitindo pré-aquecer o ar que irá circular na habitação, sendo que as grelhas para entrada de ar são colocadas nos quartos e salas, e para saída de ar são colocadas nas casas de banho e na cozinha. A maior parte destes sistemas, tem a função higro-regulável. Ao instalar uma VMC, o ar irá deslocar-se das zonas secas para as zonas mais húmidas, favorecendo a reoxigenação e desumidificação em divisões mais críticas como cozinhas e casas de banho.

Esquema de uma VMC de Fluxo Duplo

Muitos escritórios deparam-se com a falta de oxigénio e, para isso, também é muito importante a instalação de uma VMC de Fluxo Duplo, contribuindo para reoxigenar e consequentemente melhorar a qualidade do ar, retirando o excesso de dióxido de carbono, sendo um dos maiores causadores de dores de cabeça e mau estar sentido ao longo do trabalho.

Todos estes sistemas permitem um ar renovado na habitação, e uma maior conservação dos materiais utilizados na sua construção, contribuindo também para a economia de energia.

bottom of page